Cumplicidades
“Cumplicidades”, o nome, surge da vontade de criar pontes não só entre a dança contemporânea e os seus públicos, mas também entre estruturas, espaços, artistas, público e parceiros.
O Cumplicidades é um festival dedicado à dança contemporânea centrado nos princípios da reinvenção e da diversidade. Com uma dupla de programadores diferente a cada edição, o festival destaca-se pelo facto de ver sempre renovada a sua linha programática e ainda por ser parceiro de espaços de acolhimento que vão desde salas de espectáculos tradicionais a espaços alternativos.
7x7x7
O Cumplicidades 2018 reúne duas propostas ousadas: a de Tânia Carvalho assenta na repetição, com 7 espectáculos em 7 dias consecutivos de apresentação; o desafio de Abraham Hurtado a um colectivo de artistas reunidos por convocatória aberta, atenta na variação, na diferença, com a reconfiguração de uma mesma proposta artística em 7 espaços, nos mesmos 7 dias. Interpelando o dado adquirido de práticas de programação de carreiras muito curtas para espectáculos de dança, o Festival proporciona a criadores de proveniência e experiências diversificadas uma semana em palco. Agora, caberá aos públicos responderem a este repto, usufruindo de universos criativos e incursões estéticas estimulantes, reunidos por dois olhares atentos à actualidade da dança, sem descurar o que acontece nas suas margens.
Francisco Camacho
7 x Dias 7 x Espaços 7 x Espectáculos
Programadores Convidados

Abraham Hurtado
Abraham Hurtado nasceu em Murcia, Espanha. É performer e artista plástico, tendo colaborado com inúmeros artistas visuais da dança e do teatro em Espanha e internacionalmente. O seu trabalho pessoal explora as noções de espaço, a presença e a relação com o público, tentando exprimir como isso afecta a percepção-recepção de cada proposta.

TÂNIA CARVALHO
Dos domínios da coreografia, Tânia Carvalho transporta-se frequentes vezes para a composição
musical. Tânia Carvalho propõe-se como uma artista cuja vontade de expressão não se esgota numa só linguagem. As suas criações vagueiam pelas sombras, pela vivificação da pintura, pelo expressionismo e pela
memória do cinema. Assim a artista constrói a sua cosmogonia misteriosa, um conjunto de códigos que transcendem a própria arte movente – seja no cuidado linguístico e semântico que inscreve na titulação dos seus trabalhos, seja na passagem frequente por territórios mais distantes da coreografia, como o
desenho. Ao longo de quase duas décadas, Tânia Carvalho vai fazendo o seu caminho: criterioso e cada vez mais multidisciplinar.
Eira
Contactos
Espaço EIRA / Teatro da Voz
Travessa de São Vicente 11
1100-575 Lisboa – Portugal
(+351) 213 530 930
Direcção de Produção e Relações Internacionais
Sara Machado
internacional@festivalcumplicidades.pt
(+351) 967 406 683
Assessoria de Imprensa
Mafalda Simões
mafalda.simoes@festivalcumplicidades.pt
(+351) 962 941 942
Produção e Comunicação
Carlota Borges Lloret
producao@festivalcumplicidades.pt
(+351) 929 114 357
Produção Executiva
Roger Madureira
roger.madureira@festivalcumplicidades.pt
(+351) 912 824 518
Coordenação Passaporte da Dança
Tiago Sgarbi
tiago.sgarbi@festivalcumplicidades.pt
(+351) 919 361 133
Direcção Técnica
João Chicó
tecnica@festivalcumplicidades.pt
Programa Educativo
João Leitão
programa.educativo@festivalcumplicidades.pt
Design
Ana Freitas
Many Islands
www.many-islands.com
Web Development
Hugo Rodrigues
Mentol – Atelier de Comunicação
www.mentol.pt
Coordenação Audiovisual
Sara P. Mendes
Estágio Curricular
André Ferreira
Carolina Elvira
Diana Almeida
Joana Pato
Design
Ana Freitas
Many Islands
www.many-islands.com
Web Development
Hugo Rodrigues
Mentol – Atelier de Comunicação
www.mentol.pt
Estágio Curricular
André Ferreira
Carolina Elvira
Diana Almeida
Joana Pato